Os pássaros são aves frágeis e não é difícil vê-los em situações críticas, principalmente quando são filhotes e caem do ninho. Apesar da vontade de ajudá-los, é preciso saber melhor como tratá-los para dar as chances dele se recuperar e conseguir continuar vivendo da sua melhor forma. Veja abaixo alguns passos para cuidar de um pássaro quando estiver machucado.
Avalie a situação da ave
O primeiro passo é ver o quanto ele está ferido, desorientado ou simplesmente cansado. Se o passarinho não está em perigo imediato (como de ser atacado por predadores ou atropelado), fique observando-o por alguns minutos para saber quais ações ele terá.
Recolha o passarinho com cuidado
Se for movê-lo, faça isso com delicadeza e usando luvas ou pano limpo quando for pegá-lo. Isso protege tanto você quanto a ave. Por estar assustado, tente segurá-lo firme para que ele se sinta seguro, mas sem apertar demais.
Coloque-o em um ambiente seguro
É normal as pessoas colorem os pássaros em caixas de papelão e isso é uma boa ideia, principalmente se forrá-la com um pano macio ou toalha. Faça pequenos furos na tampa para ventilação. Tente mantê-lo aquecido e um pano macio ou toalha. Faça pequenos furos na tampa para ventilação.
Não Alimente ou dê água imediatamente
Apesar de ser instintivo, não tente alimentar a ave, pois pode ser perigoso para o passarinho. É melhor deixar isso para profissionais. Após mantê-lo seguro, procure um veterinário especializado para que possa ter o tratamento adequado. Eles podem orientar sobre os próximos passos ou pedir para você levar o passarinho para cuidados especializados.