É perigoso dormir com gato? Conheça os riscos de doenças
Se você é uma dessas pessoas que já transformou em hábito dormir com o seu gato de estimação na cama, nós temos um alerta para você. Apesar do hábito ajudar a estreitar o laço entre o animal e seu tutor, ele pode trazer alguns riscos para a saúde do humano.
O principal exemplo é a interrupção do ciclo do sono. Animais têm um ciclo de sono diferente dos humanos, então é bem provável que eles se levantem no meio da noite e caminhem pela cama, arrancando o humano rapidamente do seu sono. A professora associada de neurologia e medicina preventiva da Escola de Medicina Feinberg da Universidade de Northwestern, Kristen Knutson, explicou para a CNN que esses “microdespertares” são associados à liberação do cortisol, o famoso hormônio do sono.
Nessa mesma matéria da CNN de 2022, o professor do departamento de medicina da Escola de Medicina da Universidade de Johns Hopkins e diretor de investigação do sono, Vsevolod Polotsky, afirmou que dormir com pets é particularmente prejudicial para quem sofre com insônia e outros distúrbios do sono. “Dormir junto com os animais de estimação não predispõe ou precipita a insônia necessariamente, mas pode perpetuá-la”, explicou Polotsky.
Outra questão – um pouco mais óbvia – são os problemas respiratórios. Quem já tem problemas como asma, alergias e rinite não precisa nem pensar em dormir com o pet. E você pode até pensar: “Ah, mas o meu gato não solta pelo”, mas os alergênicos estão na saliva do animal, então você continua sujeito a ter alergia.
O animal também pode transmitir doenças, como, por exemplo, micose, dermatofitose e esporotricose.
Mas existem benefícios em dormir com o seu gato
Nada é 100%. Já falamos de prejuízos que dividir a cama com o seu pet pode trazer, agora vamos falar dos benefícios. A mesma matéria da CNN entrevistou o especialista em sono Raj Dasgupta, professor assistente de medicina clínica na Keck School of Medicine da Universidade da Califórnia do Sul, que afirmou que pessoas com ansiedade e depressão podem se beneficiar da presença do pet na cama.
“Porque o animal é uma grande almofada, um grande cobertor, e [elas] podem sentir que aquela criatura peluda e fofinha diminui a sua ansiedade”, explicou Dasgupta,
Fonte: CNN Brasil e Petz.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.