Dormir com cachorro pode transmitir doença? ALERTA sobre os riscos

Você é daquelas pessoas que adora dormir abraçadinho com o seu cachorro? Bem, sentimos muito em jogar água no seu chope, mas o hábito pode causar alguns prejuízos para a sua saúde.

Ciclo do sono

Cachorros e gatos têm um ciclo de sono menos contínuo do que o dos seres humanos, então eles provavelmente vão se levantar no meio da noite e caminharem pela cama, despertando o tutor e levando à fragmentação do sono. Kristen Knutson, professora associada de neurologia e medicina preventiva da Escola de Medicina Feinberg da Universidade de Northwestern, explicou para a CNN que esses “microdespertares” são associados à liberação do cortisol, o hormônio do stress, o que pode piorar a qualidade do sono.

“É particularmente prejudicial para pessoas com insônias ou pacientes com outros distúrbios do sono — pacientes com fases do sono atrasadas (noctívagos) ou mesmo para pessoas com apneia do sono, que acordam da interrupção da respiração e não conseguem voltar a dormir”, afirmou Vsevolod Polotsky, professor do departamento de medicina da Escola de Medicina da Universidade de Johns Hopkins e diretor de investigação do sono. “Dormir junto com os animais de estimação não predispõe ou precipita a insônia necessariamente, mas pode perpetuá-la.”

Problemas respiratórios

Você também deve evitar dormir com o seu bichinho se sofrer de problemas como asma, alergias ou doença pulmonar obstrutiva crônica. Mesmo se o seu cachorro não soltar pelos, os alergênicos estão na saliva do animal. Alguns efeitos podem ser olhos lacrimejantes, garganta arranhando e o nariz entupido, sintomas que vão atrapalhar ainda mais o seu ciclo do sono.

Existem benefícios em dormir com o seu cachorro

Segundo o especialista em sono Raj Dasgupta, professor assistente de medicina clínica na Keck School of Medicine da Universidade da Califórnia do Sul, pessoas com depressão e ansiedade podem se beneficiar da presença do animal na cama. “Porque o animal é uma grande almofada, um grande cobertor, e [elas] podem sentir que aquela criatura peluda e fofinha diminui a sua ansiedade”, explicou Dasgupta à CNN.

Fonte: CNN Brasil.

Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.