Pode andar com cachorro na moto? Saiba se é proibido no Brasil

Talvez você já tenha se deparado com a curiosa cena de um cachorro sendo levado em uma moto e pensado: “Gente, mas pode fazer isso?”. Continua lendo que nós vamos responder essa pergunta.

O Art. 235 do Código de Trânsito Brasileiro proíbe a condução de “pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizado”, que é considerada uma infração grave, sob pena de multa, além de medida administrativa de retenção de veículo. O Art. 252 também define como infração conduzir um veículo “transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas”.

Juntando esses dois artigos, a resposta parece clara: não, você não pode levar o seu cachorro para dar uma voltinha de moto. Para transportar animais em carros e outros veículos, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece regras como o uso de peitoral e guia adaptada ou caixas específicas de transporte, mas não é recomendado transportar pets em motos, mesmo se for em uma caixa.

“Nas motocicletas não há uma possibilidade segura de fixar a caixa de transporte. Com os movimentos do animal também há a possibilidade de afetar o equilíbrio do condutor gerando acidentes, afirmou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl, ao Detran-MT.

Em fevereiro, o Detran do Distrito Federal autuou um condutor que estava transportando um cachorro com óculos escuros e capacete entre as suas pernas em uma motocicleta. “O cachorro não está seguro. Dentro de veículo de quatro rodas transportar um animal entre as pernas é uma infração de trânsito, imagina nessa situação em que qualquer frenagem, ele preso por uma corda, pode ser jogado do veículo”, disse o agente J. Rodrigues, supervisor de dia do Detran-DF.

Transportar cachorro em moto pode prejudicar saúde do animal

“Além do risco maior de quedas e traumas (em comparação ao transporte por carro), o cachorro fica exposto ao vento forte nos olhos, chuva, barulho alto do motor, de buzinas e outros. Tudo isso pode deixá-lo atordoado”, explicou a médica-veterinária Luiza da Silva ao Petz.

Fonte: Petz, Detran-MT e Detran-DF

Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.