Os cães são parceiros para vários momentos e, por serem bem ativos, a corrida é uma das atividades preferida deles. Mas, é preciso tomar alguns cuidados com a exaustão do animal, se quiser que ele o acompanhe por longas distâncias. Isso porque, a distância que um cachorro pode correr varia de acordo com a raça, idade, nível de condicionamento físico e estado de saúde do animal.
De uma maneira geral, cachorros que estão acostumados com esse tipo de atividade física e possuem uma alimentação saudável, podem correr entre 3 e 8 km sem problemas. No entanto, algumas raças de cães de trabalho ou de corrida, como o Border Collie ou o Husky Siberiano, podem correr distâncias ainda maiores, chegando a até 20 km, se forem devidamente treinados.
Cuidados fundamentais para correr com um cachorro
Para começar, não exija muito do cão se ele for filhote (menos de 1 ano) ou idoso, pois pode desgastar sua saúde. Outro detalhe importante é se atentar se o cão é de raças pequenas ou com focinho achatado (braquicefálicos), como o Bulldog Francês ou Pug, não devem correr longas distâncias, pois têm dificuldades respiratórias.
Se atente ao clima e evite correr durante climas muito quentes. Lembrando que, os cachorros têm patas sensíveis e o asfalto quente pode queimar e os cães podem sofrer insolação rapidamente. Prefira correr em horários mais frescos, como de manhã cedo ou à tarde.
Durante a corrida, sempre ofereça água ao cão durante e após a corrida para evitar desidratação. Mas, se atente aos sinais de cansaço, se o cão ficar muito com a língua pendurada, respiração ofegante, tropeços ou o cão parar. Se notar algum desses sinais, interrompa a corrida e deixe o animal descansar.