Alerta: nós nos pelos do cachorro podem trazer risco à saúde do animal
Sim, desembaraçar os pelos do seu cachorro está longe de ser a parte mais divertida de ser tutor de pet. Eles não gostam – e ficam tentando sair do lugar -, você acaba se irritando e espirrando com os pelos… enfim. Mas tirar os nós dos pelos do seu bichinho não é uma questão puramente estética e pode ser importante para a saúde do seu animal.
Primeiramente, os nós podem esconder machucados no seu bichinho. Os nós também ajudam a acumular sujeiras nos pelos, fazendo o animal se coçar mais, o que acabar com ele mesmo causando feridas e infecções na pele.
“O pelo embolado também é um ótimo esconderijo para fungos e bactérias, já que, muitas vezes, o pet utiliza os dentes na hora de se coçar, o que faz com que os pelos fiquem úmidos, agravando ainda mais o problema”, explicou Patrícia Marinho de Barros, consultora técnica do Centro Estético da Petz, para o Petz.
O ideal é escovar os pelos do seu cachorro pelo menos uma vez por semana – ou até mais no caso dos bichinhos com pelos mais longos.
Confira algumas dicas para desembaraçar nós nos pelos do seu cachorro:
Primeiramente, é bom lembrar de começar a desembaraçar seu pet com os pelos secos. Se você jogar água logo de cara, pode acabar embolando mais ainda os nós. Depois, você pode usar produtos que ajudem a desembaçar os pelos, como sprays ou condicionadores – dê preferência a produtos sem silicone na composição.
Com muita calma, você vai usando a escova para pentear os pelos do seu animal. Alguns nós podem ser mais fáceis de retirar usando as mãos. Em casos mais difíceis, você pode ter que apelar para a tesoura, mas lembre-se de ter muito cuidado para não cortar a pele do seu bichinho acidentalmente.
Fonte: Petz e Bubbly Paws.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.