Uma das principais características dos cães é entender quando chamamos eles, pois os cachorros aprendem a reconhecer seus nomes através da repetição e da associação positiva. Para entender melhor os mecanismos que fazem eles terem essa interação, é preciso saber que existem vários fatores que influenciaram no entendimento dos cães com as nossas vozes.
O primeiro deles é saber que os cães estão inseridos na sociedade humana há mais tempo do que qualquer outra espécie doméstica. Por conta dessa aproximação, pesquisas indicam que eles também conseguem entender nossas emoções e palavras — incluindo seu próprio nome — melhor do que imaginamos.
Saiba mais informações sobre como os cães sabem seus nomes
Quando você chama seu cachorro pelo nome, ele ouve o som específico repetidamente em diferentes contextos, especialmente quando você está se comunicando diretamente com ele. Ao longo do tempo, o cachorro começa a associar esse som a si mesmo, com mais facilidade que outros animais domésticos.
De acordo com os dados coletados da American Psychological Association (APA), os cães podem entender mais de 150 palavras, mas, lembrem-se que sua capacidade mental é aproximadamente de uma criança de 2 anos. Nessa pesquisa foi ressaltado que existem os chamados “supercães”, que podem aprender até 250 palavras.
Para ajudar nesse processo de entendimento entre o tutor e seu cachorro, existem alguns estímulos que podem colaborar, como repetir as palavras, fazendo com que ele decore. Sempre que você chama o cachorro pelo nome e ele olha para você ou vem até você, ele ouve o mesmo som (“nome”).
Por serem animais observadores, eles rapidamente entendem o contexto em que seus nomes estão inseridos e decoram esse mecanismo. Por exemplo, se você sempre chama o nome do cachorro antes de dar comida, ele pode aprender a associar o nome com algo que vai acontecer, como a hora da refeição.