Meu cachorro está me atacando: possíveis causas e o que fazer
Está dando tudo o que pode para o seu pet (carinho, comida, atenção, espaço, etc), e mesmo assim tudo o que você recebe de volta são mordidas e rosnados? Confira alguns motivos pelos quais o seu cachorro pode estar te atacando e o que você pode fazer para resolver a situação.
Por que meu cachorro me atacou?
Um dos primeiros motivos possíveis é dor. Se o seu cachorro tiver feito alguma cirurgia ou procedimento nos últimos dias, tome mais cuidado na hora de brincar ou tocar nele. Você pode acabar tocando em um ponto dolorido e, consequentemente, levando uma mordida de brinde (aí vão ficar os dois doloridos).
Outras possíveis causas são medo e ansiedade. Por exemplo, em um ambiente com muito barulho ou pessoas desconhecidas, seu pet pode interpretar sua tentativa de carinho como um ataque.
Raças com instintos mais territorialistas, como o Pastor Alemão, por exemplo, podem atacar você ou visitas para defender o que eles enxergam como seu território, ou até mesmo o que eles entendem como suas posses, como um brinquedo favorito (ou um inseto que eles estão tentando comer).
Como evitar que meu cachorro me ataque?
Primeiramente, pode ser uma boa ideia levar o seu pet ao veterinário e descobrir se ele está com algum problema de saúde (o que explicaria o estresse constante). Se a questão realmente for puramente comportamental, a melhor estratégia a se adotar é procurar um profissional para treinar o seu bichinho, que vai saber usar técnicas de condicionamento e reforço positivo e negativo para disciplinar seu pet.
Também é importante observar a sua casa e se algo no ambiente em que o seu pet vive está causando estresse ou ansiedade no animal.
Fonte: PetHelpful.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.