Os gatos são animais de estimação que são ótimos companheiros e estão fazendo parte cada vez mais das casas das pessoas, que buscam um bichinho que seja mais independente, apesar deles gostarem de ficar perto de seus tutores (mesmo que seja no seu tempo). Por causa disso, várias dúvidas surgem sobre sua saúde, principalmente por serem animais sensíveis que podem apresentar sintomas invisíveis, como a febre.
Quando os bichanos estão mais quentes que nós, não é um sinal conclusivo pois a temperatura normal de um gato varia entre 37,7°C e 39,2°C. Mas, se estiver acima, ele pode estar com febre. No entanto, é preciso se atentar aos sinais de que algo está errado, como por exemplo, o animal apresentar estar mais cansado e menos ativo do que o normal.
Outros sintomas do gato com febre
O gato também pode parar de beber água e se recusar a comer, além de apresentar calafrios ou tremores. Embora não seja um sinal definitivo, o nariz pode parecer mais quente e seco, com respiração mais ofegante e acelerada. Em alguns casos, a febre pode ser acompanhada desses sintomas. Outro costume que os bichanos têm para mostrar que não está bem é se esconder e mostrar irritação acima do normal.
O que fazer se o gato estiver com febre
Ao notar que o animal está apresentando algum dos sintomas acima, é recomendado procurar um veterinário o mais rápido possível. Evite administrar qualquer medicação sem orientação veterinária, pois muitos medicamentos humanos podem ser perigosos para gatos.
Com um especialista, ele vai medir a febre com um termômetro digital e pode pedir sua ajuda para manter o gato calmo e estável durante o processo. Isso porque o exame é feito através do reto, assim como em outros animais, e isso pode incomodar o bichano.