É normal nos preocuparmos com os nossos animais de estimação, pois sempre buscamos as melhores formas de deixá-los saudáveis e confortáveis. Por causa disso, é normal que as pessoas busquem saber como identificar sintomas, como a febre, e se confundir com a temperatura corporal do cão, já que é diferente de nós humanos.
Para saber quais são os sinais certos, é bom reparar no comportamento do cão, se ele está quieto ou triste. Outros sinais de que algo está errado é ele ter necessidade de beber água além do normal, apresentar cansaço, apatia e indisposição, sonolência e falta de apetite. Em casos mais graves, também pode ter diarreias, vômitos e tremores, mostrando que o cãozinho está com febre.
Sintomas comuns de febre em cachorros
É preciso se atentar com cuidado aos sinais, pois mesmo com a temperatura normal, o cão pode ter tremores e calafrios. Uma das formas mais famosas é tocar no nariz do animal, mas nem sempre o resultado é conclusivo, já que o nariz do cachorro pode ficar quente e seco. As orelhas também podem servir como parâmetro, se estiverem quentes ao toque.
Como medir a febre
A melhor maneira de verificar se o cachorro está com febre é levá-lo ao veterinário para que possa ser feito o diagnóstico de forma correta, usando um termômetro digital. Por ser um exame um pouco invasivo, a ajuda de um veterinário poderá ser fundamental, pois o aparelho deve ser lubrificado para facilitar a inserção que ocorre através do reto do cachorro, cerca de 2 a 3 cm.
Vale ressaltar que a temperatura normal do cachorro deve estar entre 38°C e 39,2°C. Se estiver acima de 39,2°C, ele pode estar com febre.