Aprenda a fazer seu cão parar de latir para outros cães que passam na frente de casa
Se você tem um cachorro em casa, você sabe o terror que pode começar toda vez que outro cão passa na frente do seu portão. Seu pet vê ou fareja o “invasor” e já começa a latir para proteger seu território. Aí todos os cachorros da vizinhança começam a latir e acabou a paz e sossego. Confira algumas dicas para evitar que seu cachorro fique latindo sempre que passa outro animal na porta.
Antes de tudo, é bom ficar de olho na linguagem corporal do seu pet para tentar entender por que ele está latindo tanto. Além de proteger o território, o cachorro pode estar latindo por medo – principalmente se ele não convive com outros animais. Ou, se ele gosta de outros cachorros, seu bichinho pode estar latindo porque ele quer conhecer os animais que estão passando, mas têm uma barreira entre eles.
Outro motivo, acredite se quiser, é apenas para chamar a atenção dos seus tutores. Raças pequenas, como Shih Tzu, às vezes percebem que, latindo para os cachorros do lado de fora, eles ganham uma atenção (mesmo que seja negativa) dos seus humanos.
Como resolver?
Não é um problema que se resolve do dia para a noite. O ideal é implementar técnicas de treinamento e condicionamento para o animal, um processo que pode ser um pouco longo.
Inicialmente, você faz o possível para evitar o contato do seu pet com outros animais. Por exemplo, se ele late porque vê outros cachorros pela janela, feche as cortinas ou coloque filtros nas janelas. Depois dessa etapa, é hora de treinar o animal para mudar o seu comportamento.
Você começa a deixar o seu pet ver outros animais aos poucos, em sessões limitadas, tentando manter o animal calmo nesses primeiros contatos. Além disso, você criar associações positivas para outros animais passando, dando um petisco para o seu pet sempre que ele ver outro cachorro à porta.
Fonte: PetHelpful.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.