Você não vai acreditar no que os cães conseguem detectar dentro da sua casa
Os cachorros têm um senso de audição e olfato bem mais apurados do que os dos seres humanos. Além de encherem sua casa de alegria (e um pouco de bagunça), cães também podem ajudar a detectar um problema silencioso que muitas vezes só aparece quando a situação já está grave: mofo.
Mas calma… não é todo cachorro que consegue
Assim como no caso de cães farejadores da polícia, eles precisam ser treinados para detectarem o mofo. A Mold Dog Knows é uma companhia do Texas, Estados Unidos, que aproveita os talentos caninos para detectar mofo nas casas dos seus clientes. No perfil do TikTok @molddogknows, eles mostram como essa detecção é feita.
A cachorrinha Xia, funcionária canina da companhia, recebeu mais de mil horas de treinamento, segundo o site oficial da empresa, do expert Bill Whitstine em uma academia que treina animais para detectar bombas, drogas, etc. Animais como Xia, que receberam o treinamento adequado, tem uma taxa de acerto de mais de 90% em detectar mofo, conseguindo cheirar esporos que nem estão em condições adequadas de crescimento.
E talvez você esteja pensando: “Mas isso não faz mal para os cachorros?”.
“Cães detectores de mofo, como Xia, têm uma maneira única de cheirar que difere significativamente dos humanos. Quando Xia procura por mofo, ela usa fendas especiais na lateral do nariz para purgar o ar antes que ele entre em seus pulmões, impedindo efetivamente que esporos de mofo entrem em seu corpo e causem danos”, responde o site oficial da Mog Dog Knows na seção de perguntas frequentes.
Além disso, Xia passa pouco tempo nas casas farejando o mofo, então ela sofre menos riscos de saúde, já que não sendo exposta constantemente a ele.
Fonte: PetHelpful.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.