Enquanto curtiam um dia quente de verão, uma família de Connecticut foi surpreendida quando um animal selvagem apareceu no quintal. Segundos antes, todos estavam tranquilos no momento em que as crianças estavam brincando. Mas, essa paz é interrompida quando há uma cacofonia repentina de gritos e berros por causa de um urso!
Ao fundo da imagem, é possível ver que um urso bem gordinho aparece despretensiosamente, passeando pelo bairro até encontrar Kristen Lee e sua família sentados e brincando na entrada da garagem. Aparentemente, o urso não tinha intenção de estragar o momento deles, mas sabemos que é algo perigoso por ser um animal selvagem.
Como foi o desfecho dessa história?
No vídeo, gravado pelas câmeras de segurança da casa, todos saem correndo para dentro da residência, enquanto o urso continua andando sem mostrar intenção de ataque. Mas, existem algumas condutas quando isso acontece, tanto que o “The Basics of Living with Black Bears” do Connecticut Department of Energy & Environmental Protection alerta que ao moradores que: “Se você vir um urso no seu quintal, não se aproxime! Entre em sua casa, garagem ou outra estrutura.”
Na região de Connecticut, os ursos mais comuns são os ursos-negros (Ursus americanus), sendo a única espécie de urso que vive na região. Geralmente são tímidos e evitam o contato com humanos, o que explica ele não ter se aproximado da família. A explicação dele aparecer no quintal, é por conta do crescimento de sua população e ao aumento da urbanização. Os ursos-negros são onívoros, alimentando-se de uma variedade de alimentos, incluindo plantas, frutas, insetos e pequenos animais.
Vale ressaltar que, apesar de não termos ursos desse porte no Brasil, o nosso país possui diversos animais selvagens que podem aparecer nas casas. Quando isso ocorrer, é importante ligar para órgãos ambientais para que possam ter as condutas adequadas, sem riscos para o animal e para a população.