O ato de fumar pode trazer diversas consequências tanto para o usuário do cigarro, quanto para as pessoas e animais ao seu redor, assim, tendo de haver um certo cuidado para evitar um desconforto entre os indivíduos envolvidos e até mesmo problemas de saúde com o caso.
Os cães e gatos, animais domésticos mais comuns no Brasil, pode sofrer consequências graves em casos de serem fumantes passivos, inalando nicotina, monóxido de carbono, amônia, benzeno e outras substâncias cancerígenas, podendo ter o pulmão afetado para sempre,
Segundo o médico veterinário Marcello Roza, em entrevista para o jornal O Estado de São Paulo, o ideal é que você não fume perto dos cães ou gatos, pois nem todos os pets se afastam de seus donos e são inocentes e inconscientes ao ponto de não perceberem o mal que faz.
Leia também: Motorista se surpreende com asas saindo de dentro do seu carro
Consequências que a fumaça pode causar em pets?
A fumaça do cigarro pode causar as seguintes consequências nos pets, animais domésticos, são elas:
1. Problemas Respiratórios
- Cães e Gatos: Animais que respiram fumaça de cigarro correm um risco aumentado de desenvolver problemas respiratórios, como bronquite e asma. Gatos, em particular, são suscetíveis a desenvolver asma felina e bronquite crônica devido à exposição prolongada à fumaça.
2. Câncer
- Cães: Estudos mostram que cães expostos ao fumo passivo têm um risco maior de desenvolver certos tipos de câncer, como câncer de pulmão e câncer nasal. Raças de cães com focinhos longos, como o Collie, são mais propensas a câncer nasal devido à inalação de carcinógenos presentes na fumaça.
- Gatos: Gatos que vivem em ambientes com fumantes têm um risco maior de desenvolver linfoma felino, um tipo de câncer dos gânglios linfáticos. Além disso, os gatos são propensos a desenvolver câncer oral, pois os carcinógenos da fumaça de cigarro podem se acumular em seu pelo, e eles os ingerem quando se lambem.
3. Irritação dos Olhos e Pele
- A fumaça do cigarro pode causar irritação nos olhos de animais de estimação, levando a vermelhidão, lacrimejamento e desconforto. Além disso, a pele e o pelo dos animais podem absorver os produtos químicos da fumaça, causando problemas de pele, como dermatites e alergias.
4. Impacto na Qualidade de Vida
- A exposição contínua à fumaça de cigarro pode reduzir a qualidade de vida dos pets, causando desconforto constante, doenças crônicas e uma diminuição geral na saúde e no bem-estar. Isso pode resultar em visitas frequentes ao veterinário e uma expectativa de vida reduzida.