A Mpox é uma doença considerada em estado emergência global pela OMS (Organização Mundial de Saúde), principalmente pelo aumento do risco de disseminação da enfermidade na África Central, que pode contaminar os cachorros, deixando os tutores e donos de pets surpresos com esse risco.
Esta doença, considerada mais rara de contagiar os cães, é transmitida pelo contato próximo a fluidos corporais, arranhões ou mordida do animal com a doença, caso ele esteja contaminado, porém, a troca entre humanos é a forma mais comum de aumentar a disseminação da Mpox.
Com o surgimento e maior disseminação na África, os registros mostram que a República Democrática do Congo conta com o maior número de casos suspeitos de Mpox já registado num ano, com mais de 15.600 casos e 537 mortes, algo preocupante para o restante do planeta Terra.
Entre os sintomas da Mpox, os mais comuns são erupções na pele semelhantes a pequenas bolhas, as quais podem durar entre duas a quatro semanas, tendo outros sintomas como a febre e a dor de cabeça, sendo estes durando um menor tempo no corpo.
Leia também: Cachorro pode ter autismo? Saiba o que os cientistas dizem
Como evitar as doenças causadas pelos pets?
A partir de agora, confira algumas dicas de como você pode evitar as doenças que podem ser causadas pelos pets, veja:
- Lavar as mãos após brincar com seu animal de estimação e depois de manusear a cama, os brinquedos ou limpar as fezes dele;
- Não permitir que seus animais de estimação lambam seu rosto ou feridas abertas;
- Supervisionar as crianças pequenas quando elas estiverem brincando com animais de estimação e quando lavarem as mãos após brincar com eles;
- Manter os animais de estimação fora da cozinha (especialmente os gatos, que podem pular nas superfícies de preparação de alimentos);
- Manter-se em dia com os cuidados veterinários preventivos, inclusive vacinas e tratamentos contra vermes e carrapatos.