Dentre as 400 raças de cachorros registradas e existentes no mundo, algumas delas podem se dar bem juntas ou não, isso vai depender de alguns fatores e até mesmo características individuais, podendo ser resolvido também com treinamentos e introdução de hábitos na vida dos pets caninos.
Com isso, listamos as 3 principais dicas de como fazer dois cachorros se darem bem juntos, veja:
1. Apresentação Gradual
- Terreno Neutro e Coleira: Faça a primeira apresentação em um local neutro, fora do território de ambos os cães, como em um parque ou rua. Isso reduz o risco de comportamentos territoriais. A coleira é de extrema importância, podendo evitar as brigas, separando os animais com facilidade.
2. Introdução Inicial
- Primeiro Contato: Permita que os cães se cheirem rapidamente e depois se afastem, recompense ambos com petiscos e elogios para associar o encontro a algo positivo. Se perceber alguma ação diferente, tome cuidado e evite o contato.
3. Socialização Gradual
- Encontros Curtos: Faça sessões de encontro curtas no início e vá aumentando a duração à medida que os cães se acostumam um com o outro, sempre levando a recompensa para o animal que vai entendendo com o tempo como algo bom.
Leia também: Treinador ensina truque para fazer cães pararem de correr e virem até o dono
Raças que não se dão bem com outros cães
A seguir, confira a lista das 5 raças que podem não se dar bem com outros cães e o motivo disso, veja:
- Akita Inu: Conhecido por ser territorial e independente, o Akita pode não se dar bem com outros cães, especialmente do mesmo sexo.
- American Pit Bull Terrier: Embora sejam leais e afetuosos com humanos, os Pit Bulls podem ser agressivos com outros cães se não forem bem socializados desde filhotes.
- Chow Chow: Esta raça é bastante independente e pode ser reservada ou até agressiva com outros cães, especialmente se não for bem socializada.
- Doberman Pinscher: Apesar de serem cães leais e protetores, os Dobermans podem ser territoriais e não se darem bem com outros cães, especialmente aqueles que não conhecem.
- Mastiff: Devido ao seu tamanho e comportamento protetor, os Mastiffs podem ser dominantes e agressivos com outros cães.