Abelha arapuá é perigosa? Saiba os riscos de ser picado

A abelha arapuá, conhecida também pelos nomes de arapuã, irapuã, irapuá e aripuá, a depender da região do país em que você vive, é uma espécie de nome científico Trigona spinipes, a qual tem suas características diferentes das mais conhecidas na natureza.

Apesar de ser uma abelha, a arapuá faz parte do grupo das abelhas sem ferrão, ou meliponíneos, as quais não possuem este artifício para conseguir se defender na natureza, nem a capacidade de picar, seja seres humanos ou outros animais.

Mesmo sem o ferrão, as abelhas arapuá podem causar perigo aos seres humanos pela sua mordida, a qual por mais que sejam inofensivas para a maioria das pessoas, indivíduos com alergia a insetos podem apresentar reações alérgicas, como coceira, vermelhidão ou inchaço, algo raro de acontecer.

Leia também: Cachorro foi devolvido ao abrigo porque dormia demais: “chato”

O que fazer ao ser picado por uma abelha?

Caso você seja picado por uma abelha com ferrão, as mais comuns de se encontrar na natureza, siga os seguintes passos para amenizar as dores e conseguir melhorar o ferimento:

  1. Retire o ferrão com um objeto que tenha uma borda: após realizar a picada, a abelha deixa o ferrão na pele do humano e morre logo em seguida, deixando o local vermelho e com inchaço, podendo causar outros sintomas;
  2. Aplique uma compressa de água fria: caso fique com com inchaço no local da picada é importante o uso de compressas de gelo ou água fria, para amenizar a dor e o inchaço;
  3. Eleve a área: para evitar que o inchaço se eleve, deixe a área picada sempre elevada, para que o local fique melhor.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.