Verme do Coração: cachorro pode transmitir para humanos?

O verme do coração, doença mais conhecida cientificamente pelo nome de Dirofilariose, é uma das enfermidades mais perigosas entre os caninos, causada por uma lombriga parasitária, transmitida a partir de um hospedeiro para o outro, através das picadas de mosquito, sendo um pequeno verme atacando o coração do animal.

O cachorro transmitir para os humanos este parasita é algo extremamente raro e mesmo que afete o humano, este verme não consegue completar seu ciclo de vida nas pessoas, fazendo com que ele não sobrevive muito tempo dentro do corpo, considerado um ser praticamente inofensivo dentro do seu organismo.

Nos cães, o verme do coração ou a Dirofilariose, pode causar os seguintes sintomas, são eles:

  • Tosse Persistente: Um dos primeiros e mais comuns sintomas. A tosse é geralmente seca e contínua, não relacionada a exercícios.
  • Fadiga e Letargia: O cão pode se cansar facilmente após exercícios leves e, eventualmente, pode parecer cansado o tempo todo.
  • Dificuldade para Respirar: À medida que os vermes crescem e se multiplicam, eles podem causar bloqueios no coração e nos vasos pulmonares, dificultando a respiração do cão.
  • Perda de Apetite e Emagrecimento: A perda de apetite pode ocorrer à medida que a doença progride, levando à perda de peso e a um estado geral debilitado.
  • Barriga Inchada (Ascite): Em casos avançados, pode ocorrer acúmulo de líquido no abdômen (ascite), causando inchaço abdominal visível. Isso ocorre devido à insuficiência cardíaca.
  • Desmaios ou Colapso: Em infecções graves, os vermes podem causar obstrução no fluxo sanguíneo, levando a desmaios ou colapsos súbitos.

Leia também: Cachorros só podem ir na praia após ISTO ser feito

Como prevenir o verme do coração?

Confira as 3 principais dicas para prevenir a Dirofilariose nos cães, confira:

  1. Medicações Mensais: Existem medicamentos orais (em comprimidos ou mastigáveis) e tópicos (aplicados na pele) que devem ser administrados mensalmente. Estes medicamentos eliminam as larvas do verme que podem ter sido transmitidas por mosquitos antes que se tornem adultos;
  2. Evitar Áreas com Muitos Mosquitos: Mosquitos são os vetores do verme do coração, sendo bom evitar passear com o cão em áreas com muitos mosquitos, especialmente ao entardecer e à noite;
  3. Consultas Médicas Regulares: O veterinário pode recomendar o melhor regime preventivo baseado na idade, saúde e estilo de vida do cão.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.