Lagarta-cachorrinho: sintomas, perigos e o que fazer se for queimado

A lagarta-cachorrinho, de nome científico Podalia ou Megalopyge opercularis, conhecida também por taturana-cachorrinho, é uma espécie de lagarta das mais venenosas da América do Norte, sendo um perigo para os seres-humanos, principalmente para aqueles que entram em contato com o animal.

Com o veneno localizado em suas cerdas, as quais compõem toda a extensão do corpo, a lagarta-cachorrinho pode causar diversos sintomas, são eles: dor intensa, irritação, vermelhidão, inchaço e, em alguns casos, reações alérgicas graves e, nos casos mais perigosos, dificuldade na respiração.

Se você acabar sendo picado por uma lagarta-cachorrinho, preste atenção nos sinais e sintomas que causaram em seu corpo, podendo colocar uma compressa de gelo para diminuir a dor e o inchaço no local. Caso permaneçam os sintomas ou sinta algo mais grave, procure um atendimento médico com urgência.

Leia também: Cachorros grandes ou pequenos: estudo revela quais vivem mais

Conheça mais sobre a Lagarta-cachorrinho

A partir de agora, conheça mais sobre a lagarta-cachorrinho e suas características principais, veja:

Aparência

  1. Pelagem densa: A lagarta-cachorrinho é coberta por uma pelagem densa e sedosa que pode variar em cor, incluindo tons de marrom, cinza, branco e amarelo.
  2. Formato do corpo: Possui um corpo ovalado e achatado, com cerca de 2,5 a 3,8 cm de comprimento.
  3. Aspecto felpudo: A aparência felpuda faz com que pareça inofensiva e atraente, lembrando a pelagem de um gato, daí o nome “puss caterpillar”.

Habitat

  • Distribuição: É encontrada principalmente na região sul dos Estados Unidos, incluindo estados como Texas, Flórida, e Carolina do Sul.
  • Plantas hospedeiras: Alimenta-se de uma variedade de árvores e arbustos, incluindo carvalho, olmo, bordo e cipreste.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.