Um biólogo de São Paulo, Bruno Sartori, acabou fotografando um animal raro no Pantanal Brasileiro e agora concorre ao Prêmio Portfólio FotoDoc 2024 do Festival de Fotografia Documental Internacional, competindo contra 1.006 trabalhos, sendo 511 “imagens destacadas”, 341 “ensaios” e 154 “portfólios”, conforme a divulgação da organização.
Em sua expedição no pantanal, Bruno Sartori registrou imagens do veado campeiro albino, uma espécie rara do animal para se encontrar na natureza, intitulando a imagem de “O Fantasma do Pantanal”, que de acordo com o biólogo, “é um registro que pode ser considerado um em 1 milhão, que é perto da chance de um indivíduo albino nascer na natureza”.
Durante entrevista ao G1, Sartori revelou a sua reação no momento em que viu o animal pela primeira vez, confira:
“Meu coração quase parou quando olhei no campo aberto e vi um pontinho branco caminhando. Parei o carro e fui caminhando para tentar me aproximar sem assustar os animais. Detalhe, a emoção foi tanta que eu esqueci a câmera e tive que voltar para buscar.
Depois deste encontro eu fiquei com um sentimento de êxtase que chega a ser difícil de explicar. Para nós que trabalhamos com natureza, cada dia é uma surpresa e, com certeza, este é daqueles encontros que vão ficar marcados para o resto da minha vida.”
Leia também: Ninguém esperava pela reação desse cavalo ao ver um burro pela primeira vez
Características do veado-campeiro albino
A seguir, confira as características principais do veado-campeiro albino, veja:
1. Tamanho e Peso:
- Comprimento: 100 a 140 cm.
- Altura na cernelha: 70 a 75 cm.
- Peso: Machos pesam entre 30 e 40 kg, enquanto as fêmeas pesam entre 20 e 30 kg.
2. Pelagem:
- Normalmente, a pelagem é marrom-alaranjada com o ventre branco. No caso do albino, a pelagem é inteiramente branca.
3. Chifres:
- Apenas os machos possuem chifres, que são ramificados e podem chegar a 30 cm de comprimento.