Cachorro dentro do carro pode causar multa e 4 pontos na CNH
O cachorro dentro do carro pode ser transportando de diversas maneiras, seja para uma consulta num médico-veterinário, para banho e tosa num petshop e até mesmo em uma viagem, porém, é necessário manter a segurança do animal e das pessoas que estão dentro do veículo.
Para as pessoas que andam com o cachorro solto no carro, a lei prevê, conforme o artigo 252 do CTB, que quando o motorista está com o pet no colo ou o leva à sua esquerda, junto à janela, é uma infração média, que resulta em uma multa de R$ 130,16 e acarretando numa perda de quatro pontos na CNH.
Apesar de não haver uma obrigatoriedade de colocar cinto de segurança no animal, por lei, o tutor ou motorista será multado por deixar o animal solto dentro do carro e sem segurança, não só dele, mas das outras pessoas que estão dentro do veículo.
Médico Veterinário explica sobre o transporte de animais
Em entrevista ao site Autoesporte, do G1, o Dr. Márcio Thomazo Mota, membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), explica sobre a importância do uso de objetos como a coleira e guia para transporte dos animais no carro, veja:
“É importante o uso de peitoral e não de coleira simples para evitar estrangulamento, lesões na cervical do animal ou enforcamento em caso de frenagens bruscas. E é necessário reforçar que o pet deve estar em uma caixa de transporte presa pelo cinto de segurança ou usando cinto de segurança próprio. Preferencialmente, deve ser transportado na parte central do banco traseiro.”
Dr. Márcio Thomazo Mota
[…] os tipos de carros apresentam vantagens sobre os tradicionais movidos a combustíveis fósseis, mas existem […]