Bastante utilizada para práticas de Feng Shui, o bambu-da-sorte é uma das principais escolhas quando o assunto é atrair boas energias. Mas, uma curiosidade em torno dessa planta é que, apesar do nome popular bamba, ela é na verdade Dracaena sanderiana, no qual pertence à família das asparagáceas, a mesma das samambaias. Originária da África, essa planta se tornou um símbolo de boa sorte e prosperidade em diversas culturas orientais, especialmente na China.
Confira também: Guia de flores: Conheça a Torênia
O nome popular bambu-da-sorte se dá por conta sua aparência, que remete a um bambu pequeno, com caules finos e alongados. Símbolo de sorte de prosperidade no Feng Shui, a disposição dos caules em diferentes números também carrega significados específicos:
- 3 hastes: Representam felicidade, longa vida e prosperidade.
- 5 hastes: Simbolizam riqueza e boa fortuna.
- 7 hastes: Trazem saúde e boa sorte.
- 8 hastes: Significam crescimento e desenvolvimento.
- 9 hastes: Trazem boa sorte e boa fortuna
Como cuidar do Bambu-da-Sorte?
Outro motivo para tê-lo em casa é por conta da sua facilidade de manutenção, mas exige alguns cuidados básicos para se manter saudável e bonita. Por isso, saiba que é uma planta que prefere luz indireta, mas tolera ambientes com pouca luz. Evite a exposição direta ao sol, pois pode queimar as folhas.
A maioria dos bambus da sorte é cultivada em água, mas também pode ser plantada em terra. A água deve ser trocada a cada 15 dias e o vaso deve ser limpo para evitar a proliferação de bactérias. Se necessário, é importante adubar a planta com adubo líquido para plantas verdes à água a cada 2 meses para fornecer os nutrientes necessários para o crescimento da planta.