A cobra muçurana é uma das seis espécies do gênero Clelia, sendo uma Pseudoboini, conhecida também como cobra-preta, a qual pode alcançar até 2,5 metros de comprimento, fato que acaba causando medo aos que veem.
Apesar do seu tamanho, a cobra muçurana não possui nenhum tipo de ofensividade aos humanos, também por ela não possuir veneno, assim, sendo uma picada comum de cobra, que há chance de tratar-se com compressa de gelo para diminuir o inchaço e vermelhidão no local.
Cobras mais venenosas do Brasil
Dentre as mais de 2.930 espécies de cobras ou serpentes existentes no mundo, sendo cerca de 36 delas peçonhentas no Brasil, confira quais são as mais perigosas, veja:
- Jararaca (Bothrops spp.): Existem várias espécies de jararacas, e todas elas são venenosas. Elas são responsáveis por muitos acidentes ofídicos no Brasil.
- Surucucu (Lachesis muta): Também conhecida como surucucu-pico-de-jaca, é uma das maiores serpentes venenosas do país.
- Cascavel (Crotalus spp.): Embora não seja exclusiva do Brasil, a cascavel está presente em algumas regiões do país, especialmente na região sul.
- Coral-verdadeira (Micrurus spp.): São encontradas em diferentes regiões do Brasil e são conhecidas por sua coloração vibrante, geralmente com anéis vermelhos, pretos e brancos.