A Maria Fumaça, cientificamente conhecida como Pellionia repens, é uma planta ornamental bastante popular por ser robusta e ter folhas verdes, que servem perfeitamente para ambientes internos. Mas, seu nome curioso se deve a uma pequena fumacinha que é liberada quando suas minúsculas flores se abrem.
Confira também: Veja como plantar e cuidar do Cravo-francês com papel semente
Apesar de parecer verídico, a Maria Fumaça não solta fumaça e esse nome se dá por conta das flores dela. Elas são bem pequenas e quando amadurecem, se abrem liberando uma nuvem de pólen bem fininha. Essa nuvem de pólen, ao se dispersar no ar, cria a impressão de uma pequena fumacinha saindo da flor, gerando a ilusão de que a planta está saindo fumaça.
Na verdade, esse mecanismo é uma forma de polinização, sendo essencial para a reprodução. Ao ser liberado no ar, ele pode ser levado pelo vento até outras flores da mesma espécie, permitindo a polinização.Inclusive, existem outras plantas que também possuem mecanismos de dispersão de pólen que podem parecer com fumaça, mas a Maria Fumaça é uma das mais conhecidas por esse motivo.
Outras informações da Maria Fumaça
Além do nome popular Maria Fumaça, ela também pode ser encontrada por outros nomes como Fumacinha, Falsa-begônia, Folha-de-begônia, Begônia-melancia. Ela possui folhas pequenas é uma planta que pode ser herbácea, monoica, perene e ornamental. Ela também pode ser rasteira ou trepadeira, o que a torna versátil para diferentes tipos de arranjos e vasos.
Nativa das florestas tropicais do Sudeste Asiático, ela aprecia ambientes úmidos e com sombra. Por isso, é perfeita para ambientes internos, já que não é uma planta que prefere ficar no sol, pois suas folhas podem queimar.