O Louva-a-deus Orquídea é um inseto fascinante por sua capacidade de se parecer uma flor, ao imitar uma orquídea para se camuflar e capturar presas. Apesar do Brasil ser um país rico em biodiversidade, ele não faz parte da nossa fauna pois é originário das florestas tropicais da Ásia, principalmente em países como Malásia, Indonésia, Sumatra e outras regiões do Sudeste Asiático.
Confira também: Guia de flores: Conheça o Beijo-turco
Mais informações do Louva-a-deus Orquídea
Conhecido por suas incríveis habilidades de camuflagem, ele possui tons roxos, rosas e brancos, que imitam as pétalas de orquídeas ou outras flores, o que lhe permite atrair polinizadores que se tornam suas presas. Apesar de não ser nativo do Brasil, é possível tê-lo, mas a única maneira de fazê-lo é por meio da importação legal, de criadouros especializados.
Vale ressaltar que a importação e criação de espécies exóticas devem seguir as normas e regulamentos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para evitar impactos ambientais negativos.
Onde encontrar essa espécie no Brasil?
Em alguns países, há criadouros especializados na criação e venda de insetos exóticos como o louva-a-deus orquídea. Esses criadouros geralmente estão localizados na Ásia, Europa e América do Norte. Também é possível pesquisar se essa espécie está presente em algum zoológico ou em museus de entomologia em países fora do Brasil, que podem ter exposições dedicadas a insetos exóticos, incluindo o louva-a-deus orquídea.
Por ser um inseto exótico, é preciso saber com detalhes como cuidar dele se tiver a oportunidade de tê-lo em cativeiro.