Entre as variedades de orquídeas, existe uma que se destaca por sua beleza peculiar que é a Orquídea Olho-de-Boneca (Dendrobium nobile), uma planta bastante popular por suas flores delicadas e vistosas. Mas, assim como outras orquídeas, é preciso tomar alguns cuidados para mantê-la bonita.
Confira também: Guia de flores: Conheça a Torênia
Como Cuidar da Orquídea Olho-de-Boneca
O primeiro passo é colocá-la em um ambiente bem ventilado. Por ser uma planta epífita, ela se desenvolve melhor em substratos específicos para orquídeas, como casca de pinus, carvão vegetal e fibra de coco. A temperatura também pode ser algo fundamental para a saúde da planta, tolerando climas entre 18°C e 25°C durante o dia, com uma leve queda à noite. Ela pode tolerar temperaturas um pouco mais baixas, especialmente no inverno, o que pode até estimular a floração.
Durante o cultivo, é indicado usar fertilizantes específicos para orquídeas a cada 15 dias durante o período de crescimento (primavera e verão). No outono e inverno, reduza a frequência para uma vez por mês.
Sobre as regas, a Orquídea Olho-de-Boneca precisa de água pelo menos uma vez por semana, notando se o solo está seco. No inverno, a frequência de rega pode ser reduzida ainda mais, especialmente se a planta estiver em repouso. Não encharque o o substrato. Regue de forma que a água escoe pelos furos do vaso, garantindo que não haja acúmulo de água na base, o que pode causar apodrecimento das raízes.
Sol ou Sombra?
A Orquídea Olho-de-Boneca é uma planta que precisa de sol de forma indireta, mas sem deixá-la exposta, isso pode queimar suas folhas. Ela pode tolerar sol direto no início da manhã ou no final da tarde. A melhor forma de fazer isso é escolhendo um local onde possa receber luz filtrada, como perto de uma janela com cortina fina ou em uma varanda bem iluminada.