Ao cultivar orquídeas, é preciso entender alguns processos básicos para que ela possa se manter elegante durante todo o ano. Saber o momento de cortar a haste floral da orquídea pode ser fundamental para manter a planta saudável e garantir futuras florações. Para isso, veja abaixo algumas recomendações de como saber que o momento ideal para realizar esse corte depende do estado da haste e do tipo de orquídea.
Confira também: Veja como plantar e cuidar do Cravo-francês com papel semente
Uma das orquídeas mais cultivadas é a Phalaenopsis, também conhecida por Orquídea Borboleta, pois é uma das poucas da espécie que podem florescer novamente na mesma haste. Após a floração, observe se a haste começa a amarelar ou secar. Se estiver verde, não mexa, pois há a chance de uma nova floração na mesma haste. No entanto, ao notar que está amarelando, corte totalmente próximo da base da planta (cerca de 1-2 cm acima da junção com a planta), usando uma tesoura esterilizada.
Após o corte, monitore como está o crescimento. Se a haste apresentar problemas, como sinais de doença, danos ou não floresça de forma saudável, é recomendável cortá-la para preservar a energia da planta. Isso deve ser feito imediatamente, independentemente do estágio de floração.
Cuidados fundamentais para cortar haste floral
Se atente ao tipo de ferramenta que usar, sendo o mais indicado uma tesoura de poda limpa e esterilizada (pode ser com álcool ou fogo) para evitar a transmissão de doenças. Após cortar a haste, você pode aplicar canela em pó no corte para ajudar na cicatrização e evitar infecções.
Por ser um processo delicado, é preciso continuar cuidando da planta como de costume, regando e fertilizando conforme necessário. Manter a orquídea em boas condições ajudará a estimular novas hastes florais e flores no futuro.