Conhecidas por sua delicadeza e elegância, é preciso ter alguns cuidados importantes no momento de podar uma Orquídea, independente da sua espécie. Seguindo as recomendações certas, podá-la não será algo prejudicial, mas é preciso saber o momento exato para isso. Veja abaixo algumas orientações sobre quando e como cortar as folhas da orquídea.
Confira também: Veja como plantar e cuidar do Cravo-francês com papel semente
Quando cortar as folhas da orquídea?
Folhas amareladas ou danificadas: Se notar que a planta está com algumas folhas amareladas, secas, murchas, ou danificadas (por exemplo, com partes podres ou queimadas pelo sol), pode ser cortada. Isso ajuda a planta a direcionar sua energia para partes saudáveis.
Doenças ou infestações: A poda pode ser indicada quando a folha estiver visivelmente afetada por doenças ou pragas, é melhor removê-la para evitar que a infestação se espalhe para o restante da planta.
Como cortar as folhas da orquídea
Para ser feito da maneira correta, é importante usar uma tesoura ou uma faca de poda bem afiada e esterilizada (com álcool ou fogo) para evitar a propagação de doenças. Em seguida, preste atenção em onde deve ser feito o corte, sendo recomendado cortar a folha danificada o mais perto possível da base.
Certifique-se de deixar um pedaço pequeno para não afetar o caule. Mas, se a folha estiver parcialmente danificada, você pode cortar apenas a parte afetada, deixando a porção saudável intacta.
Após a poda, aplique canela em pó na área cortada. A canela tem propriedades antifúngicas e ajuda a selar a ferida, prevenindo infecções. Depois, deixei-a em um local bem ventilado e evite molhar diretamente a área cortada nos primeiros dias após a poda.