Não confunda: planta parecida com a “peixinho” pode ser extremamente perigosa
A planta Peixinho ou Peixinho-da-Horta possui o nome científico Stachys byzantina e é bastante utilizada como alimento, principalmente por pessoas que possuem dietas vegetarianas ou veganas. Mas, na natureza é preciso tomar cuidado pois existem espécies semelhantes que podem colocar em risco a saúde. Como por exemplo a lambari-roxo (Tradescantia zebrina), que pode atingir até 30 cm de altura e possui um formato semelhante ao Peixinho.
Confira também: Flores de verão: Conheça as espécies mais resistentes ao sol
A lambari-roxo possui uma folha verde-escura com um leve toque de roxo por dentro, tendo duas listras prateadas ao longo das margens. Ela é capaz de gerar flores, com três pétalas que podem variar entre as cores rosas e lilás. O nome popular se deve ao formato da folha que lembra um pequeno peixe, como o lambari.
Mas, diferente da Peixinho, é preciso ter cuidado pois estudos mostram que o contato prolongado com a planta pode causar irritações e há registros de que ela não deve ser consumida por crianças ou animais, por ter uma grande quantidade de oxalato de cálcio.
Mais informações da Peixinho
Ela é uma planta herbácea perene bastante conhecida por suas folhas felpudas e macias, que lembram o formato e a textura. Diferente da folha do lambari-roxo, ela possui folhas prateadas, cobertas por uma camada de pelos que lhes dá uma aparência aveludada. Elas são alongadas e macias ao toque, sendo a característica mais marcante da planta.
No Brasil, é bastante consumida como alimento, principalmente quando empanar e fritar as folhas, criando uma textura crocante por fora e macia por dentro, semelhante ao sabor de peixe empanado, o que a torna um petisco popular, especialmente em algumas regiões.