Ter cercas vivas é uma ótima opção para quem procura embelezar a área e ainda ter privacidade de uma maneira elegante. O Podocarpo (Podocarpus macrophyllus) é uma espécie que pode ser escolhida para essa finalidade, sendo capaz de oferecer uma folhagem densa e um crescimento relativamente rápido. Confira abaixo detalhes sobre a altura, cuidados e dicas para acelerar o crescimento.
Confira também: Flores de verão: Conheça as espécies mais resistentes ao sol
O Podocarpo é uma planta que pode ter uma altura considerável e atingir até 10 metros de altura, quando plantado diretamente no solo, No entanto, na forma de cerca viva ele é geralmente mantido entre 2 a 4 metros através de podas regulares. Inclusive, para uma cerca cerca viva, a altura ideal varia entre 1,5 a 3 metros, dependendo da necessidade de privacidade e estética.
Como cuidar de um Podocarpo
O solo precisa ser bem drenado, fértil e ligeiramente ácidos. Evite solos compactados e com pouca drenagem. Importante se atentar no espaçamento que ele for plantado, permitindo que tenha de 50 cm a 1 metro entre cada planta, dependendo da densidade desejada na cerca viva.
Sobre a luz, o Podocarpo é ideal para ficar exposto ao sol, mas também tolera meia-sombra. Em locais sombreados, o crescimento pode ser mais lento. Sobre as regas, elas precisam ser feitas de forma regular, principalmente nos primeiros anos do crescimento se notar que não há chuva suficiente para ajudar nesse processo. Após o estabelecimento, as regas podem ser espaçadas.
Se quiser que ele cresça mais rápido, é necessário utilizar fertilizantes ricos em nitrogênio para acelerar o crescimento, especialmente na primavera e no verão, quando a planta está em fase de crescimento ativo.