Popularmente conhecida por ser uma ótima planta para interiores, a Jiboia (Epipremnum aureum) é bastante cultivada dentro de casa por sua capacidade de crescer bem em uma variedade de condições. No entanto, é importante saber que essa espécie possui algumas toxinas que podem ser prejudiciais para as crianças ou animais de estimação em casa.
Confira também: Flores de verão: Conheça as espécies mais resistentes ao sol
A Jiboia é considerada venenosa por ter cristais de oxalato de cálcio, que podem causar irritação se ingeridos ou em contato com a pele. Em humanos, ela também pode ser prejudicial quando ingerida, causando uma sensação de queimação na boca, garganta e estômago. Sintomas comuns incluem dor, inchaço, dificuldade para engolir e, em alguns casos, náusea e vômito. O contato com a seiva da planta pode causar irritação na pele e nos olhos.
Nos animais, como cães ou gatos, eles são mais vulneráveis e ao ingerirem podem ter salivação excessiva, vômito, dificuldade para engolir e irritação na boca e língua. Em casos graves, pode ocorrer inchaço das vias aéreas, o que requer atenção veterinária imediata.
Cuidados e precauções com a Jiboia
A principal dica é deixá-la fora do alcance de crianças e animais de estimação, deixando-as em prateleiras altas ou penduradas em vasos suspensos. Quando manusear, use luvas para evitar o contato direto com a pele. Se suspeitar que uma criança ou animal ingeriu partes da planta, procure atendimento médico ou veterinário imediatamente. Lembrando que é importante sempre ensinar as crianças a mexerem em plantas de casa sem a supervisão de um adulto.