Formiga-cabo-verde é venenosa? Sintomas e o que fazer se for picado
A formiga-cabo-verde, de nome científico Paraponera clavata, é conhecida pelo seu tamanho gigante e pela picada considerada muito forte e agressiva, causando diversos sintomas, devido à consequência do veneno, que, apesar de não ser fatal, pode causar dores entre 12h a 24h.
A seguir, confira os sintomas causados pela picada da formiga-cabo-verde:
- Dor intensa: A dor é imediata e severa, descrita como uma dor ardente e lancinante, semelhante a ser atingido por uma bala, daí o nome “formiga-bala”. A dor pode durar entre 12 a 24 horas;
- Inchaço e vermelhidão: A área ao redor da picada pode inchar significativamente e ficar vermelha;
- Sensação de queimação: Além da dor intensa, a área da picada pode apresentar uma sensação de queimação;
- Tremores e espasmos musculares: Em alguns casos, a vítima pode experimentar tremores ou espasmos musculares devido à dor extrema;
- Suor: A dor intensa pode causar suor excessivo;
- Febre: Algumas pessoas podem desenvolver febre como uma resposta ao veneno da formiga;
- Náusea e vômito: A dor e o estresse da picada podem causar náusea e, em alguns casos, vômito.
Caso você seja picado por uma formiga-cabo-verde, é necessário ir diretamente ao pronto-atendimento, que vai avaliar as condições do local afetado e fazer as recomendações para melhoria. Uma das medidas principais é colocar uma bolsa de gelo sobre a picada para aliviar a dor e o inchaço do local.
Escala Schmidt: o que é?
A Escala Schmidt é criada pelo entomologista Justin Schmidt para medir a intensidade de dor causada pela picada de alguns insetos, variando de 1 a 4. Nesta escala, a formiga-cabo-verde está com 4+, uma medida acima do normal, considerada a picada mais forte do mundo, que de acordo com Schmidt, a dor se assemelha como “andar sobre brasas com um prego de 5cm cravado no calcanhar”.