Ter temperos frescos é uma ótima opção de intensificar os sabores da comida e, quando eles estão dispostos em fácil acesso na cozinha, isso se torna ainda melhor. Criar uma pequena hora nesses locais é uma excelente maneira de ter temperos frescos à disposição e decorar o ambiente com um toque verde. Veja abaixo cinco dicas que podem ajudar nesse processo.
Confira também: Plantas perfeitas para ambientes de pouca luz solar
O primeiro passo é escolher os temperos corretos, sendo os mais indicados aqueles que se adaptam em vasos e em ambientes internos. Como no caso do:
- Manjericão: É uma erva que precisa de luz e regas regulares, mas é uma ótima opção.
- Alecrim: Também é indicado deixá-lo perto da janela onde bata sol.
- Hortelã: Cresce facilmente e pode tolerar sombra parcial.
- Salsa: É uma das melhores opções pois pode ser cultivada com luz indireta e precisa de regas frequentes.
- Cebolinha: Adapta-se bem a diferentes condições de luz e não exige muita manutenção.
Outros detalhes para ter uma horta na cozinha
Após escolher qual tempero cultivar, é preciso se atentar aos cuidados certos para que eles prosperem. Um deles é plantá-los em vasos com boa drenagem, permitindo que tenha o escoamento necessário para não ficar com excesso de água. Isso é fundamental para evitar o apodrecimento das raízes
Usar alguns substratos também pode ser uma boa opção, já que um solo rico em matéria orgânica faz com que as plantas cresçam com firmeza. Apesar delas serem cultivadas na cozinha, tente deixá-las ter algumas horas de sol, pelo menos 4 a 6 horas diárias. Se sua cozinha não tiver luz natural suficiente, considere o uso de lâmpadas de crescimento (grow lights) para suplementar a iluminação.