Flores podem ter vários significados, já que seus simbolismos podem mudar de acordo com as culturas. Com as Crisântemos, é preciso tomar cuidado pois em alguns locais ela é cultuada como uma planta relacionada à morte, mas também pode representar a vida, o sol e a chuva. Sua relação com o luto ficou ainda mais associada por ser uma das flores mais escolhidas para serem oferecidas nos Dia de Finados e no Dia de Todos os Santos.
3Confira também: Plantas que podem causar alergias e intoxicações
Significado cultural dos Crisântemos
Na Europa, muitos países usam os Crisântemos em funerais e no Dia de Finados (ou Dia dos Mortos). As flores são frequentemente colocadas em túmulos e são vistas como símbolos de respeito e lembrança pelos falecidos.
Já no Japão, é possível encontrar dois tipos de significados, isso porque, o crisântemo é o oficial da Família Imperial Japonesa e representa longevidade e rejuvenescimento. Mas, também pode ser usada nas cerimônias fúnebres. No contexto do luto, ela simboliza o lamento pela perda e o respeito aos que partiram.
Na China, a situação é diferente e a flor é menos menos associada ao luto e mais à vida e vitalidade, especialmente durante o Festival de Chongyang, também conhecido como o Festival do Dobre Nove, onde as flores são usadas em celebrações de longa vida.
Outras culturas e sua relação com os Crisântemos
Nos Estados Unidos e no Brasil o crisântemo é mais comumente associado à alegria, sendo bastante utilizado em eventos de celebração. Também é uma flor que pode ser dada como presente para expressar amizade e felicidade e não carrega tanto assim o peso simbólico de luto que em outros países.