O Ficus Elástica é uma planta que também pode ser encontrada pelos nomes de “figueira-branca” ou “árvore-da-borracha”. Ela se destaca por ter folhas verdes que ganham um tom avermelhado nas pontas e é bastante popular por sua resistência. Para tê-la em casa, veja abaixo os cuidados necessários para isso.
Confira também: Cerrado: A riqueza e a importância do segundo maior bioma do Brasil
Ela é uma planta que gosta de luz e pode tolerar a exposição solar por algumas horas, especialmente de manhã ou no final da tarde, mas luz direta intensa durante o dia inteiro pode queimar suas folhas. Apesar de sobreviver com sombra parcial, o seu crescimento poderá ser mais lento e as folhas aos poucos perdem o brilho, por isso é indicado deixá-la ter contato com o sol em algum momento do dia.
Sobre a rega, o Ficus Elástica não precisa de água o tempo todo, sendo indicado regar somente quando a superfície do solo estiver seca. Em média, isso pode significar regar a cada 1 a 2 semanas, dependendo da temperatura e umidade do ambiente. Evite encharcar o solo, pois é uma planta sensível ao excesso de água, o que pode levar ao apodrecimento das raízes. Lembrando que durante o inverno, a quantidade de água pode ser menor, pois a planta fica com crescimento lento.
O solo precisa ser bem drenado e rico em matéria orgânica. É indicado usar uma mistura para plantas de interior que incluam perlita ou areia ajudam na drenagem. Se ela estiver no local propício para crescer, a poda será necessária, usando sempre uma tesoura limpa e cortando acima de um nó.
Para mantê-la limpa, é indicado passar um pano úmido em suas folhas para remover a poeira. Isso fará com que a planta continue brilhando.