A manta de Bidim, também pode ser encontrada no mercado de jardinagem pelo nome de manta geotêxtil, sendo um dos materiais para paisagismos mais utilizados pelos profissionais. Ela possui diversas funções, e seu uso pode trazer vários benefícios para o jardim, se destacando principalmente por sua durabilidade, mas isso não impede que tenha possíveis substitutos.
Confira também: Cerrado: A riqueza e a importância do segundo maior bioma do Brasil
Para que serve a manta de bidim no jardim
Entre as funções estão na prevenção de ervas daninhas quando é colocado entre o solo e a cobertura de pedras, cascas ou outros materiais, impedindo que as sementes de ervas daninhas germinem e cresçam. Ajuda na drenagem da água, evitando que o solo fique encharcado, além de ser usada para separar diferentes camadas de materiais no jardim, como terra e pedras, evitando que se misturem e mantendo a estética do jardim.
Durabilidade
Em média, possui boa durabilidade e pode durar entre 5 e 25 anos, dependendo da qualidade do material e das condições em que é instalada. Lembrando que a exposição solar, umidade em excesso e o tipo do solo podem influenciar nisso.
Possíveis substitutos
Se achar que a manta de Bidim é cara, existem algumas formas de substituir, como no caso de tecidos de jardim permeáveis. Eles funcionam de maneira similar à manta de Bidim, permitindo a drenagem enquanto bloqueiam as ervas daninhas. Mas, é importante ressaltar que a durabilidade é menor quando comparada com Bidim.
As cascas de Pinus também podem ser uma boa opção, servindo como uma camada de cobertura para inibir o crescimento de ervas daninhas e ajudar na retenção de umidade.