Plantas que causam queimadura: CUIDADO com estas 5

Sabemos que as plantas possuem diversos benefícios para a nossa saúde, porém, é preciso tomar cuidado com algumas espécies que possuem toxinas que são prejudiciais para nós, podendo causar irritação na pele e até queimaduras se manuseadas incorretamente. Aqui estão cinco dessas plantas e dicas de como cuidar delas com segurança. 

Confira também: Guia de flores: Conheça a Torênia

Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia spp.)

Apesar da sua popularidade e ser presente na casa de milhares de pessoas, ela possui cristais de oxalato de cálcio, que podem causar queimaduras, irritação, inchaço e dor se em contato com a pele ou mucosas. Quando for manuseá-la, use luvas e mantenha fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Mamona (Ricinus communis)

As toxinas estão principalmente nas sementes de mamona contendo ricina, uma toxina perigosa que pode causar queimaduras e irritação na pele. É bom evitar o contato direto com as sementes e usar luvas ao podar ou manusear a planta. Nunca ingira partes da planta.

Eufórbia (Euphorbia spp.)

É preciso ter cuidado com seu látex branco que pode  causar queimaduras, irritação e erupções cutâneas. Use luvas e óculos de proteção ao manusear a planta. Se tiver contato, lave imediatamente com água e sabão se houver contato com a pele.

Urtiga (Urtica dioica)

Conhecida por causar urticária, os seus pelos possuem histamina e outros compostos que podem causar coceira, dor e queimaduras. Use luvas e roupas de manga comprida ao trabalhar com urtigas. Caso haja contato, lave a área afetada com água fria e sabão.

Trombeta-de-Anjo (Brugmansia spp.)

É preciso tomar muito cuidado com ela, pois ela tem toxinas por inteiro. Ela possui alcaloides tóxicos como a escopolamina, que podem causar irritação na pele e queimaduras leves. Quando for manusear, use luvas e sempre evite o contato com os olhos e a boca. Mantenha a planta longe de crianças e animais de estimação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.