Quando o assunto é biodiversidade, o Brasil é um dos primeiros da lista mundial, sendo responsável por abrigar uma grande variedade de plantas e animais. Dentro dessa lista, algumas de suas plantas exóticas e raras são verdadeiros tesouros botânicos. Veja abaixo cinco plantas exóticas nativas do nosso país.
Confira também: Guia de flores: Conheça a Gazânia
Pau-Brasil (Paubrasilia echinata)
Apesar de ser uma árvore aparentemente comum, ela é não só um símbolo nacional, mas também uma das espécies nativas mais icônicas do Brasil. Conhecida por sua madeira vermelha valiosa, o Pau-Brasil tem flores amarelas vibrantes e é considerado uma espécie ameaçada de extinção.
Cacto Mandacaru (Cereus jamacaru):
É um cacto nativo das regiões semiáridas do nosso país, no qual se destaca por ser imponente podendo atingir até 9 metros de altura. Além disso, também é capaz de gerar grandes flores brancas que abrem à noite e são polinizadas por morcegos.
Bromélia-Imperial (Alcantarea imperialis)
É uma planta nativa da Mata Atlântica e pode atingir até 1,5 metros de altura. Possui folhas largas e rosetas podem ser verdes ou avermelhadas, e ela produz uma inflorescência impressionante que atrai aves e insetos.
Cipó-de-São-João (Pyrostegia venusta)
É uma trepadeira originária do Cerrado, mas também pode ser encontrada na Mata Atlântica. Ela é famosa por suas flores alaranjadas vibrantes que cobrem cercas e muros durante o inverno, criando um espetáculo visual impressionante.
Jabuticabeira (Plinia cauliflora)
Apesar de ser comum, ela é uma árvore frutífera do Brasil e chama a atenção como ela gera esses frutos, já que nascem no tronco, o que é uma característica exótica. As jabuticabas, pequenas frutas negras e doces, são amplamente apreciadas e utilizadas em diversas receitas.