Os ratos podem ser animais bastante indesejáveis e casas com quintais podem ser propícias com a presença deles. Para impedir isso, uma boa alternativa é cultivar plantas que servem como repelentes para esses roedores que podem transmitir doenças perigosas para nós e para animais domésticos.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre a Lantana
Uma planta bastante eficaz para esses casos é a Menta, que pode ser confundida com a Hortelã. Opte pela Mentha spicata, que possui um aroma forte e pode ser uma boa alternativa. É indicado plantar ao redor da casa ou até mesmo usar folhas secas em locais onde os ratos possam entrar.
Além dela, também pode ser plantado o Alecrim, sendo uma erva bastante aromática. Ele possui o benefício natural de ser repelente para ratos e outros animais. Plante-o perto das entradas ou em vasos próximos às janelas. A Arruda também está nessa lista, por ser uma planta com odor forte e penetrante que pode ajudar a manter os ratos afastados. Ela é frequentemente usada como repelente natural para diversos insetos e pragas, incluindo roedores.
Outra erva que pode ser utilizada é a Erva-de-santa-maria (Dysphania ambrosioides), que popularmente pode ser encontrada pelo nome de Mastruz, sendo uma planta repelente por causa do seu cheiro forte. Por fim, a Lavanda, que é bastante conhecida por ser usada como repelente de inseto como traças, também pode ser eficaz contra ratos devido ao seu aroma.
Uma dica adicional é que, além de plantar essas ervas, você pode utilizar óleos essenciais extraídos delas em locais estratégicos da casa para potencializar o efeito repelente.