As orquídeas são plantas extremamente elegantes, sendo famosas por serem difíceis de cultivar, principalmente quando o assunto é floração. Mas, é possível fazer com que uma orquídea floresça o ano todo, seguindo algumas práticas que estimulam o desenvolvimento saudável da planta e promovem a floração contínua.
Confira também: Guia de flores: Conheça o Beijo-turco
O primeiro passo é saber escolher a espécie, sendo indicada as Phalaenopsis, por serem conhecidas por sua capacidade de florescer várias vezes ao ano. Escolher uma espécie com esse potencial pode ajudar a manter flores durante todo o ano. Lembrando que a fase de floração é algo desgastante para a planta e se não tiver os cuidados necessários, poderá afetar sua saúde e simplesmente não irá florir para poupar energia.
Por isso, permitir que a planta tenha a quantidade de água necessária e outros cuidados poderão ser fundamentais para que a orquídea fique bela o ano todo. Outro fator importante nesse processo é o local que ela fica, precisando de bastante luz indireta para florescer, mas sem exposição direta ao sol, que pode queimar as folhas. Uma janela voltada para o leste ou oeste costuma ser ideal.
Rega e umidade são essenciais, por isso a rega precisa ser regular, evitando sempre encharcar o seu solo. A maioria das orquídeas gosta de um ambiente úmido, então manter a umidade em torno de 50% a 70% é ideal. É indicado usar um umidificador ou colocar a planta sobre um prato com pedras e água.
Controle do estresse é um dos principais segredos para que a orquídea tenha bem estar. Ao reduzir levemente a quantidade de água por um período ou mover a planta para um local mais fresco, podem incentivar a planta a florescer. No entanto, isso deve ser feito com cuidado para não prejudicar a saúde da planta.