Cultivar morangos pode ser uma boa alternativa para quem está procurando plantas que gerem frutos, transformando essa experiência em algo gratificante. Com os cuidados certos, os morangos podem ficar disponíveis para o consumo, sendo que podem ser criados em casas, apartamentos e pequenos quintais.
Confira também: Ora-Pro-Nóbis: Uma planta multifuncional em crescimento no Brasil
Antes de plantar morangos, saiba que existem vários tipos, os de dia neutro, que produzem frutas ao longo de toda a temporada, e os de dia curto, que produzem uma única colheita. Para cultivo em casa, as variedades de dia neutro, como ‘Albion’ ou ‘Mara des Bois’, são recomendadas.
Além disso, também precisa escolher o local adequado para o cultivo, pois os morangueiros precisam de pelo menos 6 horas diárias de sol para que possam se desenvolver bem. Sobre o espaço, os morangos podem ser cultivados em vasos, jardineiras, ou canteiros. Certifique-se de que o recipiente tenha pelo menos 20-30 cm de profundidade e furos de drenagem.
Apesar de ser fácil o cultivo, o solo precisa de cuidados adicionais, como ser arenoso, bem drenado e rico em matéria orgânica, tendo um pH do solo entre 5,5 e 6,5 é ideal. Após plantar as sementes, mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Regue de manhã para que as folhas possam secar durante o dia, evitando doenças fúngicas.
Quando poderá colher os morangos?
Os morangos estão prontos para colheita quando estiverem totalmente vermelhos. É melhor colhê-los pela manhã, quando estão mais frescos. Certifique-se de que não haja pragas como pulgões e doenças fúngicas como oídio. Use métodos naturais de controle, como a introdução de joaninhas ou a aplicação de óleo de neem, caso a planta seja afetada.