As suculentas são bastante comuns, mas por existir uma grande variedade de espécies, às vezes fica um pouco mais complicado identificá-las. Mas, essa tarefa pode ser divertida, porém, exige atenção aos detalhes para que saiba diferenciá-las. Para isso, existe a forma do conhecido básico sobre elas e até mesmo aplicativos que indicam ainda mais detalhes das suculentas.
Confira também: Erros comuns no cuidado das plantas e como evitá-los
Na sua grande maioria, as suculentas possuem folhas grossas e carnudas, uma adaptação para armazenar água. Mas, é importante observar o formato das folhas, pois algumas suculentas têm folhas em forma de roseta (como as Echeverias), outras têm folhas alongadas ou cilíndricas (como a Senecio ou a Haworthia).
A cor também pode ser um indicativo, já que as suculentas podem vir em várias cores, incluindo verde, azul, roxo, rosa, vermelho, e até mesmo tons mistos. A cor pode mudar dependendo da exposição ao sol, com algumas tornando-se mais vibrantes sob luz intensa.
A textura é algo fundamental para saber qual tipo de espécie pode ser essa suculenta, já que variam entre uma cobertura cerosa ou farinhenta que dá uma aparência fosca (como a Echeveria ‘Lola’), enquanto outras podem ter uma textura aveludada ou espinhosa. Já as lisas ou rugosas, possuem pequenos “pelos” ou cerdas.
Aplicativos para identificar suculentas
No mercado tecnológico, existem vários aplicativos disponíveis que fornecem nomes e até mesmo conseguem identificar exatamente qual planta está pesquisando. Uma boa notícia sobre esse mecanismo é que a maioria dos aplicativos são gratuitos por um tempo e deixam você pesquisar até 5 plantas, através de fotos.
Entre eles estão o Google Lens, iNaturalist, PictureThis, PlantNet e PlantSnap.