Sabemos que existem várias plantas com substâncias tóxicas, que podem gerar vários tipos de reações, incluindo a queimadura de urtiga, que ocorre quando a pele tem contato com os pelos urticantes da planta, que liberam substâncias irritantes, como histamina, acetilcolina e ácido fórmico, causando uma reação imediata. Entenda melhor como tratar esse tipo de queimadura.
Confira também: Veja como plantar e cuidar do Cravo-francês com papel semente
Apesar de tentador, é importante não coçar a área afetada para não espalhar as substâncias irritantes e evitar infecções. Em seguida, lave a região afetada com água fria e sabão o mais rápido possível para remover os pelos e as toxinas da urtiga. É indicado deixar a água cair direto, sem esfregar a área, pois isso pode intensificar a irritação.
Se notar que existem pequenos pelos da urtiga, tente removê-los usando fita adesiva. Pressione levemente a fita sobre a pele e puxe para remover os pelos.
Como tratar a queimadura de urtiga?
Após lavar a região, coloque compressas frias ou gelo (envolto em um pano) para reduzir a dor e o inchaço, aplicando por 10-15 minutos. Também é indicado usar pomadas de Hidrocortisona, que podem ajudar a inflamação e o prurido. Outro método é usar o gel de Aloe Vera, que pode ser aplicado na região para hidratar a pele e aliviar a irritação. Certifique-se de que não é alérgico, pois a babosa pode irritar a pele de algumas pessoas e isso poderá agravar a situação.
Mantenha a área afetada limpa e seca para evitar infecções. Se houver sinais de infecção, como vermelhidão crescente, calor ou pus, procure um médico imediatamente.