Apesar da grande diversidade de plantas e árvores espalhadas pelo nosso país, existem três espécies que se destacam por serem as mais vendidas, como no caso das: cerejeiras, jacarandá e ipê. As três são árvores icônicas mas com características únicas, sendo capazes de gerar flores deslumbrantes. Veja abaixo mais informações sobre essas três espécies, incluindo cuidados e características principais.
Confira também: Guia de flores: Conheça o Beijo-turco
Cerejeira (Prunus serrulata)
Nativa do Japão, ela é símbolo no país asiático e famosa por suas flores conhecidas como sakuras. Elas são geralmente cor-de-rosa ou brancas e surgem na primavera, tendo como simbologia a renovação e a beleza efêmera. No Brasil, elas também prosperam em locais onde possui invernos frios e verões moderados.
Caso queira tentar cultivá-la, saiba que são árvores que gostam de solo fértil, bem drenado e ligeiramente ácido é ideal. É bom evitar solos compactados e pobres em nutrientes. A quantidade de água é algo fundamental, sendo indicado fazer regularmente especialmente nos primeiros anos após o plantio. Mantenha o solo úmido, mas evite o encharcamento.
Jacarandá (Jacaranda mimosifolia)
É uma árvore bastante popular no nosso país por ser originária da América do Sul, especialmente do Brasil, Argentina e Paraguai. É uma árvore capaz de gerar flores com tons roxo-azulados vibrantes que florescem na primavera. As flores caem e criam um tapete colorido no chão. Sobre o clima, a Jacarandá gosta de locais com climas subtropicais e tropicais, preferindo sempre áreas com sol pleno.
O solo precisa ser bem drenado, arenoso e rico em matéria orgânica, lembrando que é uma árvore que não tolera solos encharcados. Sobre a rega, é preciso ser feita regularmente após o plantio, para ajudar a árvore a se estabelecer. Uma vez estabelecida, a árvore tolera períodos de seca moderados.
Ipê (Handroanthus spp.)
Charmosos, os Ipês chamam a atenção em vários locais pelo país por serem árvores conhecidas por suas flores amarelas, rosas, roxas, brancas ou até mesmo verdes, dependendo da espécie. A floração ocorre no final do inverno e início da primavera. Nativa da América do Sul, é por isso que encontramos em tantos locais essa bela árvore que colore as cidades e os campos.
Outro destaque do Ipê é ser uma árvore versátil e pode crescer em climas tropicais e subtropicais, optando por sol pleno. O tipo de solo para ser cultivado pode variar, mas preferem solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Quando jovem, o Ipê precisa de regas regulares. Uma vez estabelecido, é bastante resistente à seca.