Se tiver espaço em seu jardim ou terreno, plantar árvores frutíferas pode ser uma boa ideia pelos benefícios que ela pode trazer, tanto para a natureza, quanto ao fornecimento de frutas frescas ao alcance das mãos. Para saber quais são as melhores espécies, é preciso entender as necessidades delas de acordo com a região, do espaço disponível e do tipo de solo.
Confira também: Guia de plantas: Conheça o Botão-de-Ouro
Além de ser gratificante o retorno das frutas secas, em sua grande maioria, as árvores frutíferas são relativamente fáceis de cultivar e podem oferecer uma colheita generosa. Mas, atente-se ao espaço que for plantar, pois algumas árvores podem crescer bastante. Além disso, todas elas necessitam de sol pleno e, em alguns casos, de podas regulares para garantir uma boa produção de frutos.
Veja abaixo opções de árvores frutíferas
Limoeiro
É uma ótima opção para quem procura limões o ano todo, pois é capaz de produzir por esse tempo, além de ser relativamente fácil de cuidar. Lembrando que o limoeiro precisa de sol pleno e solo bem drenado.
Aceroleira
É uma fruta rica em vitamina C e pode ser bastante gratificante tê-la no quintal. Seus frutos são pequenos e ela é uma árvore média que se adapta bem aos diferentes climas, especialmente os mais quentes.
Laranjeira
É perfeita para quintais por se adaptar bem nas regiões de clima mais quente. Gosta de sol pleno e solo bem drenado.
Mangueira
É uma árvore robusta que pode crescer bastante e se destacar por seu tamanho, sendo ideal para quintais grandes. Elas preferem climas quentes e solos profundos e bem drenados.
Pé de Jabuticaba
É um clássico tê-la em casa, sendo bastante popular no nosso país. A jabuticabeira é uma árvore que produz frutos deliciosos e também tem um valor ornamental. Cresce bem em climas subtropicais e precisa de solo rico e úmido.