Assim como outras plantas, as suculentas também estão sujeitas a atrair pragas, apesar de serem bastante resistentes. As cochonilhas e pulgões são pragas comuns que podem infestar suculentas, causando danos significativos se não forem controlados. Para impedir essa proliferação, confira abaixo os cinco passos para ajudar a planta.
Confira também: Guia de plantas: Conheça o Botão-de-Ouro
O primeiro passo é identificar qual é a praga: se for cochonilhas, são pequenos insetos brancos ou marrons que parecem bolas de algodão, enquanto os pulgões, são pequenos insetos de cores variadas (verde, preto, amarelo) que geralmente se agrupam na parte inferior das folhas ou em novos brotos.
Após notar a presença deles, é indicado remover com cotonete com álcool, remover cochonilhas ou pulgões manualmente. O álcool dissolve a camada cerosa das cochonilhas e mata os insetos. Outra forma é escovar a planta levemente, usando uma escova macia.
Caso queira pulverizar a suculenta, misture algumas gotas de detergente neutro em um litro de água e pulverize nas áreas afetadas. Deixe agir por 15-20 minutos e depois enxágue a planta com água limpa. O óleo de neem também pode ser efetivo, mas é preciso diluir em água de acordo com as instruções do fabricante e pulverizar a planta.
O isolamento da suculenta também é importante, uma vez que, quando a planta fica infectada, ela pode transmitir as pragas para outras por perto. Lembrando que existem formas para prevenir a proliferação, verificando regularmente suas suculentas para detectar sinais precoces de infestação. É bom evitar o excesso de umidade e garanta uma boa circulação de ar, pois esses fatores ajudam a prevenir infestações.