As suculentas e os cactos são espécies de plantas bastante populares por conta do seu fácil cultivo, já que ambas são resistentes. Por serem plantas adaptadas para sobreviver em condições áridas, armazenando água em suas folhas, caules ou raízes, são frequentemente conduzidas, mas existem diferenças distintas entre as duas categorias.
Confira também: Flor copo de leite: Elegância e sofisticação para seu jardim
Diferenças entre suculentas e os cactos
Quando usamos o termo suculentas, estamos nos referindo a um grupo amplo de plantas que possuem tecidos especializados para o armazenamento de água através de suas folhas, caules ou raízes. Mas, elas podem pertencer a várias famílias botânicas, não sendo restritas a um único grupo. Tanto que os cactos fazem parte e são considerados um subgrupo dentro das suculentas. Todas as espécies de cactos são suculentas, mas nem todas as suculentas são cactos, já que os cactos pertencem à família botânica Cactaceae.
Uma curiosidade em torno desses dois tipos de plantas é a sua distribuição geográfica. As suculentas podem ser encontradas em diversas partes do mundo, incluindo regiões áridas, tropicais e subtropicais, pois existe uma enorme diversidade de suculentas fora das Américas. Mas, os cactos são principalmente das Américas, especialmente em regiões áridas e semiáridas. Eles são encontrados desde o Canadá até a Patagônia, com a maior diversidade nas regiões desérticas da América do Norte e América do Sul.
De uma maneira geral, suculentas são plantas que armazenam água em seus tecidos, enquanto cactos são um grupo específico de suculentas pertencentes à família Cactaceae, caracterizados por espinhos, areolas e caules carnudos que substituem as folhas.