Tulipa nasce de novo? Como cuidar depois que as flores morrem

As tulipas são flores delicadas que chamam a atenção por sua variedade de cores. Elas são plantas bulbosas que podem florescer novamente a cada ano, desde que sejam cuidadas adequadamente após o período de floração. Para isso, saiba algumas informações fundamentais para que as tulipas voltem a florescer no próximo ano. 

Confira também: Transforme seu jardim com folhagens coloridas: 10 opções para quebrar a monotonia

Quando suas flores murcham, é normal pensar que talvez não haverá uma nova floração. Mas, as tulipas conseguem florescer novamente dependendo de alguns fatores, como o clima, a variedade da tulipa e os cuidados pós-floração. Em regiões mais frias, as tulipas tendem a florescer anualmente com mais facilidade, enquanto em locais mais quentes, isso pode ser um desafio, por conta da sua adaptação. 

Cuidados após as flores morrerem

O primeiro passo é cortar as folhas murchas assim que elas começarem a perder as pétalas. Isso evita que a planta gaste energia na produção de sementes. Lembrando que é importante deixar o caule e as folhas intactas, pois a planta precisa continuar recebendo nutrientes para o bulbo. 

Durante esse processo, continue regando as tulipas regularmente até que as folhas fiquem amareladas e sequem naturalmente. Esse processo é importante para que o bulbo continue recebendo nutrientes e se prepare para o ciclo de floração. Para que a planta fique ainda mais forte, adube com um fertilizante balanceado ou específico para bulbos após a floração.

Um detalhe importante é não cortar as folhas verdes, elas precisam ficar amarelas e secas, pois isso significa que a planta está recebendo os nutrientes necessários. Caso queira replantar a tulipa, faça isso no outono, cerca de 6 a 8 semanas antes da primeira geada, em solo bem drenado e em um local que receba sol pleno.

Vale ressaltar que o passo a passo só poderá dar certo dependendo da região da pessoa. Como dito acima, a tulipa prefere locais com inverno frio e verões moderados. Em climas quentes, os bulbos podem não passar por um período de dormência adequado, o que é necessário para uma boa floração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.