Você pode estar cuidando da sua suculenta de forma errada se está fazendo estas 3 coisas

Quando pensamos em plantas fáceis de cuidar, as suculentas se tornam as principais opções, por conta de sua resistência e capacidade de armazenamento de água. Mas, apesar da simplicidade com os cuidados, é preciso seguir algumas orientações básicas para que ela se mantenha saudável, já que são plantas adaptadas a ambientes áridos e, por isso, têm necessidades diferentes de outras plantas de interior.

Confira também: O que são fertilizantes e para que servem?

Luz

Um dos pontos fundamentais para cuidar dela, é saber que as suculentas precisam de bastante luz, preferencialmente luz indireta intensa. Se for cultivar em casa, certifique-se de deixá-las perto de janelas ensolaradas, onde recebam pelo menos 4-6 horas de luz por dia. Uma dica importante, é rotacionar os vasos a cada semana para garantir que todos os lados da planta recebam luz e cresçam de forma equilibrada.

Rega

Apesar de serem plantas resistentes, ela precisa de água e deve ser regada apenas quando o solo estiver completamente seco. Isso geralmente significa regar a cada 2-3 semanas no verão e menos frequentemente no inverno. Um método recomendado é “molhar e secar”. Regue bem o solo até que a água escorra pelos furos de drenagem e depois deixe secar completamente antes de regar novamente. Evite deixar água acumulada no prato sob o vaso.

 Solo

Por fim, ter um solo bem drenado também é algo fundamental para a saúde da planta, sendo indicado usar uma mistura específica para suculentas e cactos, ou preparar uma mistura com terra comum e areia grossa ou perlita para melhorar a drenagem. Lembre-se de usar vasos com furos, para que a drenagem seja feita da maneira correta, evitando que as raízes fiquem encharcadas, pois isso pode gerar o aparecimento delas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.