O Cróton faz parte da família Euphorbiaceae e é uma planta que faz parte de vários continentes, como africano, asiático e americano. Conhecida por suas folhas coloridas, que podem variar de tom, como laranja, amarelo, verde e até avermelhado, ela é uma planta popular no Brasil e pode ser encontrada em alguns lares. Por isso, é preciso ter alguns cuidados com ela.
Confira também: Quais plantas ideais para o quarto do bebê?
Cróton é venenosa?
Sim, o cróton é considerado uma planta venenosa, pois todas as suas partes, incluindo as folhas, caules e seiva, contêm compostos tóxicos que podem ser prejudiciais se ingeridos. Inclusive, é preciso ter ainda mais cuidado com a seiva, que pode causar irritação na pele e nos olhos, e a ingestão pode provocar sintomas como náuseas, vômitos e diarreia.
Outro detalhe importante é manter essa planta longe do alcance de crianças e animais domésticos, para evitar possíveis intoxicações. Se notar que houve algum tipo de contato, leve para o médico ou veterinário com urgência.
Mais informações sobre Cróton
Apesar dos riscos, é uma planta que vale a pena ter em casa por conta da sua beleza. Além disso, também chama a atenção por conseguir atingir uma boa altura, tanto no solo quanto em vasos, podendo alcançar 3 metros de altura. Mas, lembrando que a planta também precisa de alguns cuidados necessários para isso, incluindo a poda, para que ela tenha o incentivo de crescer dessa maneira.
O solo precisa ser bem drenado e ela é uma planta que gosta de umidade, mas sem deixar o solo encharcado. Regue quando a camada superior do solo estiver seca, geralmente 1-2 vezes por semana, dependendo da umidade e temperatura ambiente. Lembrando que isso pode variar conforme o clima e no verão, é indicado regar com mais frequência.